ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Ago/2020

Amazônia: situação preocupa população brasileira

Pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra que o brasileiro está insatisfeito com a atual política de preservação da Amazônia. Das 1,2 mil pessoas entrevistadas entre 11 e 19 de agosto, 88% responderam estar preocupadas ou muito preocupadas com a situação da floresta. Esse número é ainda maior entre jovens de 18 a 24 anos. Nessa faixa etária, 94% dos entrevistados demonstraram preocupação com a preservação da floresta. Eles também estão dispostos a pagar mais caro por produtos ecológicos ou sustentáveis. Na média da população, o índice de pessoas que teria essa atitude é de 64%. Entre os jovens, sobe para 82%. Em uma escala de zero a dez, 83% dos jovens falaram que a floresta tem relevância máxima para o Brasil, ante 77% da média da população. Os jovens serão os principais condutores da bandeira do desenvolvimento sustentável.

O diferencial geracional assegura que a causa vai se expandir na sociedade. Os jovens estão mais preocupados com a Amazônia. Além dos jovens, as mulheres também demonstram maior preocupação com a degradação da floresta. Essa tendência não é exclusiva do Brasil. Há algumas áreas em que as mulheres tomam a frente e o meio ambiente é uma delas. A pesquisa mostra que 85% das mulheres estão pouco satisfeitas ou insatisfeitas com os esforços feitos pelo Brasil para preservar o meio ambiente. Entre os homens, 71% compartilham a mesma percepção. A parcela mais rica da população (renda acima de cinco salários mínimos) demonstra maior grau de insatisfação com a questão. Segundo a pesquisa, 82% deles se dizem insatisfeitos quanto à preservação ambiental, ante 76% de quem ganha até dois salários mínimos.

Os pesquisadores perguntaram quem deveria ser o principal responsável pela preservação da Amazônia. O governo federal aparece em primeiro lugar (49%), seguido de longe pela população em geral (16%) e os governos estaduais da Amazônia (10%). A preocupação dos brasileiros com a preservação ambiental, especialmente da Amazônia, está crescendo. O Brasil está indo a um patamar parecido com o da Europa, que tem uma preocupação histórica maior com as causas ecológicas. As discussões atuais sobre os problemas da floresta, tanto na mídia quanto na política, estão contribuindo para aumentar o interesse da população pelo assunto. Os brasileiros ficam sabendo sobre a Amazônia pelo noticiário. O brasileiro está ciente sobre os agentes responsáveis pela preservação da floresta. Os órgãos destinados a trabalhar pela proteção da Amazônia são federais. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.