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25/Ago/2020

Confiança do consumidor avança no mês de agosto

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou, nesta segunda-feira (24/08), que seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,4 ponto em agosto, para 80,2 pontos, mesmo nível registrado em março. A confiança do consumidor no Brasil registrou alta pelo quarto mês consecutivo em agosto e voltou ao nível de março, quando começou o impacto do coronavírus sobre a economia, mas desacelerou o ritmo dos ganhos quando comparados às leituras anteriores. Com esse resultado, o índice recupera o total da perda acentuada de 22 pontos registrada em abril, o mês de pandemia que teve o maior impacto econômico devido à imposição de medidas de combate à Covid-19 que forçaram o fechamento de estabelecimentos, gerando fortes quedas no emprego e na renda.

Apesar de ter apresentado seu quarto salto mensal seguido, a melhora da confiança em agosto teve uma desaceleração ante o ritmo da recuperação iniciada em maio. É expressiva a heterogeneidade entre as classes de renda. Os consumidores de renda baixa registram queda da confiança e projetam maiores dificuldades nos próximos meses, o que pode estar relacionado ao fim dos pagamentos de auxílio emergência. As classes intermediárias continuaram confiantes e a população de maior poder aquisitivo está insatisfeita com a situação atual. Os movimentos distintos mostram que não apenas o impacto, mas a velocidade de reação pode ser diferente entre os agentes econômicos e devem ser analisadas com atenção. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.