ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Ago/2020

EUA e China divergem sobre plano de negociação

O governo dos Estados Unidos recusou-se, na quinta-feira (20/08), a reconhecer quaisquer planos de se reunir com a China sobre a “Fase 1” do acordo comercial entre os dois países, depois que o Ministério do Comércio da China afirmou que negociações bilaterais seriam realizadas nos próximos dias para avaliar o andamento do acordo. O Ministério do Comércio da China fez comentários sobre as próximas discussões em uma reunião semanal realizada online, mas não deu mais detalhes.

Uma reunião por videoconferência, originalmente prevista para o aniversário de seis meses do início do acordo comercial, em 15 de agosto, foi adiada, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que foi sua decisão. Nenhuma nova data de reunião foi agendada. O escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos e o Tesouro norte-americano não responderam a perguntas sobre os planos de revisão do acordo comercial, uma etapa regular após seis meses feita por funcionários de alto escalão e exigida em um capítulo sobre fiscalização. O assessor econômico da Casa Branca afirmou o governo Donald Trump continua envolvido com o governo chinês na “Fase 1” do acordo comercial e que o representante comercial dos Estados Unidos está satisfeito com o progresso até agora.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou, na sexta-feira (21/08), que a China prometeu cumprir a “Fase 1” do acordo comercial, apesar do adiamento nas discussões para revisar o avanço do pacto. Segundo ele, a China está cumprindo o prometido quanto às compras e irão continuar a cumprir essa obrigação. Mas, é preciso lembrar que há muitas obrigações que vão além de apenas comprar produtos norte-americanos. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.