ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Ago/2020

Gafanhotos: Argentina em alerta com cinco nuvens

De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar do país (Senasa), quatro províncias argentinas decretaram situação de perigo e sete outras estão em situação de ameaça devido a cinco nuvens ativas de gafanhotos. O aumento das temperaturas e ventos nos últimos dias facilitaram o deslocamento significativo dos insetos que circulam pelo norte do país, onde estão Jujuy, Tucuman, Catamarca, La Rioja, Córdoba, Santa Fé e Entre Rios. As províncias de Formosa, Chaco, Salta e Santiago Del Estero são as estão em situação de perigo.

Os técnicos do Senasa seguem monitorando três nuvens em Salta e nas regiões próximas às divisas com Formosa, Chaco e Santiago Del Estero. Outras duas nuvens se deslocam em Santiago Del Estero. Os técnicos consideram que uma das nuvens se dividiu em duas, portanto são três grupos de insetos na província. Com o calor tornando os gafanhotos mais agitados, aumenta a dificuldade para localizar pontos de pouso e preparar operações de pulverização.

A nuvem de insetos que circulou em junho por Corrientes foi neutralizada no fim do mês passado em Federaración, na fronteira com o Uruguai, mas permanece o alerta para o Brasil, caso o deslocamento da praga se altere. A nuvem mais próxima está a quase 600 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul e, mesmo distante, 70 aviões oferecidos pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola estão de prontidão para agir no combate à praga. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.