ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jul/2020

Ministra se diz satisfeita com o estudo da Science

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se disse "feliz" com o estudo publicado na semana passada na revista científica Science sobre desmatamento em áreas agropecuárias do Brasil. Ela afirma ter ficado satisfeita porque o estudo apontou que 90% dos produtores estão conformes com a legislação ambiental. Segundo Tereza Cristina, agora o que é preciso fazer é corrigir rumos e fiscalizar. No estudo, estima-se que cerca de 20% da soja e pelo menos 17% da carne produzidas nos dois biomas e exportadas para a União Europeia estão potencialmente contaminadas com o desmatamento ilegal.

Cruzando dados de satélite sobre a perda de floresta, com informações de registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), os pesquisadores estimaram que, embora apenas 2% das propriedades localizadas na Amazônia e no Cerrado sejam responsáveis por 62% do desmatamento ilegal na região, uma parcela dessa devastação está ligada a commodities agrícolas de exportação. Tereza Cristina reforçou ser essencial o País divulgar o Código Florestal e novas práticas de manejo sustentável.

O Brasil tem a Embrapa, vários consultores especializados em meio ambiente, além do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que já existe há muitos anos. Ela lembrou ainda, dos recursos do Plano Safra 2020/2021 alocados para o Plano ABC, de baixo carbono. O governo disponibilizou um valor bem maior neste ano-safra para estimular as pessoas a fazerem agricultura e pecuária sustentáveis. Ela defendeu que é preciso falar também das situações de respeito ao meio ambiente (que são a maioria) e corrigir a minoria. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.