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17/Jul/2020

Pandemia afeta a intenção de consumo no Brasil

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mesmo com o início da retomada das atividades produtivas no País, a insegurança da população brasileira em relação aos efeitos da pandemia do novo coronavírus ainda é grande. Esse receio em relação ao futuro leva 71% dos brasileiros a reduzirem seus gastos mensais desde o início da pandemia. A maioria continua com as despesas retraídas, o que pode prolongar ainda mais a recuperação da atividade. A pesquisa revela que 67% dos entrevistados acreditam que essa recuperação ainda não começou e 61% afirmam que ela pode demorar até dois anos ou mais de dois anos. Essa retração nas despesas ocorre à despeito de o levantamento mostrar alguma recuperação na renda em relação à pesquisa anterior realizada em maio. Naquela ocasião, 40% disseram ter perdido em parte ou totalmente sua renda. Agora, em julho, esse porcentual caiu para 31%.

A cautela com os gastos é motivada pela insegurança quanto à renda no futuro para 41% dos entrevistados. Outros 29% disseram ter reduzido os gastos por causa de perda de parte ou renda total e apenas 27% disseram gastar menos porque o comércio está fechado. Os dados do levantamento mostram que dentre os trabalhadores formais e informais, 71% têm algum medo de perder o emprego. Em maio, esse percentual era de 77%. Os dados recentes da economia mostram que o pior da crise causada pelo novo coronavírus pode ter ficado para trás. Mas, a pesquisa reforça a enorme importância de se construir uma agenda consistente, com ações de médio e longo prazo, para a retomada das atividades produtivas e do crescimento do País. Recuperar a confiança do brasileiro, para que ele volte a consumir, é de suma importância para acelerar esse processo. Reformas estruturais são importantes para atacar os problemas que aumentam custos de produção e diminuem a capacidade da indústria brasileira de competir e gerar emprego e renda.

Esse nível reduzido de consumo deve ser mantido mesmo após o fim do isolamento social. Entre todos os produtos pesquisados, que vão desde itens como roupas, produtos de higiene pessoal até bebidas, a maioria dos entrevistados afirmou que pretende apenas manter os gastos com eles. Os itens apontados como os que devem ter mais crescimento no consumo pós-isolamento são as roupas, mesmo assim, só 21% dos entrevistados pretendem ampliar o consumo desses produtos. A maioria dos brasileiros (84%) segue favorável ao isolamento social. Apesar disso, o medo grande do novo coronavírus caiu de 53% em maio para 47% em julho. Mas, o grupo de pessoas que saem de casa apenas para ações essenciais, como fazer compras ou trabalhar, aumentou de 58% para 67% no mesmo período de comparação.

Com relação ao retorno das atividades de comércio de rua, os entrevistados mostraram-se divididos, 49% aprovam e 47% desaprovam. Com relação a outras atividades, como salões de beleza, bares e restaurantes, shoppings, escolas e universidades, academias e cinemas, a maioria é contra a reabertura. Apesar de ainda estar em um nível elevado, a pesquisa revela que o endividamento teve um recuo, atingindo em julho 45% da população. Em maio, 53% dos entrevistados se declararam endividados. Entre os que têm dívida, 62% disseram ter condições de quitá-la em 30 dias. O levantamento foi feito pelo Instituto FSB Pesquisa com 2.009 pessoas de todas as unidades da Federação entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança de 95%. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.