ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jun/2020

Brasil-EUA: não há negociação para livre comércio

O representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, afirmou que os Estados Unidos não pretendem negociar um acordo de livre comércio com o Brasil neste momento. O que está sendo feito agora é a tentativa de resolver problemas específicos para o Brasil se abrir e para criar empregos para a América. No momento, não há planos para um acordo de livre comércio.

A afirmação foi uma resposta do representante do governo Trump a pergunta da deputada Stephanie Murphy, democrata da Flórida, sobre as negociações com o governo brasileiro. A parlamentar foi a única integrante da oposição da Comissão de Orçamento e Assuntos Tributários da Casa que não assinou uma carta a Lighthizer em que deputados afirmaram se opor à negociação comercial com o Brasil. Depois de se reunir com Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, em março, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que havia sido dado o primeiro passo para um acordo de livre comércio.

A despeito disso, técnicos dos dois países têm evitado o termo “livre comércio” e enfatizado que a ideia é trabalhar em um pacote de “facilitação comercial” ou de “comércio bilateral”, expressão que vem sendo usada pelo embaixador do Brasil em Washington e nos comunicados dos dois países. A concepção tradicional de um acordo de livre comércio abarca negociação tarifária, o que ficou claro desde o ano passado que não seria discutido. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.