ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2020

PIB Agropecuário tem alta de 3,3% no 1º trimestre

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 3,3% no primeiro trimestre do ano em comparação com igual período do ano passado. O avanço foi puxado principalmente pela alta de preços e por expectativa de maior produção. O segmento primário agropecuário teve alta de 5,85%; o de serviços, 3,53%; agroindústria, 1,41% e insumos, 0,43%. Além disso, tanto a pecuária quanto a agricultura fecharam o primeiro trimestre com percentual positivo, de 6,11% e 1,91%, respectivamente.

No caso do ramo pecuário, o resultado foi impulsionado pela alta dos preços dos diversos produtos, em um efeito inercial que começou no fim de 2019 e pela maior procura por proteínas animais no fim do ano passado e no início de 2020. Destaca-se a alta de preços sobretudo nas carnes bovina e suína. Em relação à agricultura, o desempenho positivo decorre de preços mais altos ante o primeiro trimestre de 2019, além de boas perspectivas para a safra atual. Destaque de preços para café, arroz, milho, soja e trigo.

Quanto à produção, as expectativas são muito positivas para produtos importantes no PIB, como café, soja, milho, algodão e laranja, entre outros. Isoladamente em março, o PIB agropecuário também teve alta, de 0,94%. A pandemia de coronavírus já teve efeitos sobre o setor. No mês de março, a pandemia gerou um comportamento de alta nos preços de diversos produtos agropecuários. Além do seu impacto via efeito de desvalorização cambial, a possibilidade de isolamento social, naquele momento, causou picos de demanda que impulsionaram os preços do arroz, da banana, do café e dos ovos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.