ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jun/2020

PIB da Agropecuária: soja impulsionou resultado

O avanço do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre deste ano foi impulsionado principalmente pela soja, cuja colheita é estimada em volume recorde nesta safra 2019/2020. A soja, apesar de perdas por estiagem, tem crescimento recorde na produção, assim como o café. O milho também foi prejudicado pelo clima, mas a produção é razoável. Com relação à pecuária, a produção de gado bovino de corte apresenta recomposição do rebanho, com retenção de fêmeas, embora a exportação venha garantindo resultados positivos.

As criações de suínos e de frangos estão alcançando bons desempenhos, principalmente no mercado externo. A pandemia do novo coronavírus prejudicou o consumo interno, mas a exportação tem puxado os setores de proteína animal. A pandemia provocou efeitos negativos em alguns setores internos do agronegócio, como hortícolas, frutas, flores e leite. Em contrapartida, a exportação brasileira do agronegócio não teve impacto significativo da pandemia.

O agronegócio tende a sofrer menos, na média, também favorecido pelo câmbio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da agropecuária cresceu 1,3% em 2019, totalizando R$ 322 bilhões. A agropecuária registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.