11/Mai/2020
Os preços agropecuários, em média, variaram pouco entre março e abril de 2020. O IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) teve leve queda nominal de 0,6% no mês passado. Este resultado foi influenciado pelo IPPA-Pecuária/Cepea, que possui alto peso no índice geral e registrou recuo mensal de 3,5%, em termos nominais.
Em abril, o índice da pecuária foi pressionado pelas quedas nas cotações das aves e dos suínos, uma vez que os preços do leite e dos ovos subiram. O IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu 6,3% frente a março, desempenho que esteve atrelado aos valores da banana. Em sentido contrário, o IPPA-Grãos/Cepea cresceu 2,3% frente a março, atenuando a pressão realizada pelo IPPA-Pecuária/Cepea no índice geral.
Nesse caso, as altas observadas nos preços da soja foram as principais responsáveis pela expansão do índice, mas trigo e arroz também subiram. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos industriais, calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 0,45%. Logo, de março para abril, os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.