ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Abr/2020

Portos estão funcionando normalmente no Brasil

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) informou que na semana entre os dias 22 e 28 de março foram embarcados no Brasil com destino a outros países 61 navios com soja, totalizando 3,7 milhões de toneladas (81% do volume para a China), e 7 navios com farelo de soja, somando 356 mil toneladas, sendo 35% do volume para a Indonésia. No acumulado do mês, foram embarcadas 11,5 milhões de toneladas de soja, 147 mil toneladas de milho, e 1,4 milhão de toneladas de farelo.

Estão programados para serem embarcadas nesta semana (de 29 de março a 04 de abril), através de todos os portos brasileiros, 3,8 milhões de toneladas de soja e 349 mil toneladas de farelo de soja. Não há embarques milho programados para a próxima semana. Até o final de março, foram embarcadas mais 1,6 milhão de toneladas de soja e 90,520 mil toneladas de farelo de soja, segundo programação de atracação dos portos brasileiros. Todos os portos operam normalmente, adotando as medidas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e também iniciativas dos terminais para ampliar os cuidados preventivos ao Covid-19.

Nenhum dos portos permite o desembarque das tripulações, exceto em situações emergenciais previamente informadas e autorizadas pela Anvisa. Inspeções prévias de porão somente serão realizadas mediante autorização da Anvisa nos seguintes portos: São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES), Imbituba (SC). No Porto de Rio Grande (RS), deve ser solicitada com 48 horas de antecedência. O fornecimento de combustível está normalizado em todos os portos (Santos, Paranaguá, Rio Grande, São Luis/Itaqui, São Francisco do Sul, Vitória, Itacoatiara, Barcarena/Vila do Conde, Santarém, Imbituba, Aratu e Santana). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.