31/Mar/2020
Segundo o Rabobank, em relatório divulgado nesta segunda-feira (30/03), os portos do Brasil estão operando normalmente e o decreto federal sobre atividades essenciais tem garantido o transporte interno de produtos agropecuários, apesar de restrições momentâneas. A movimentação de carga para dentro e fora do País foi decretada como uma atividade essencial e os portos têm funcionado normalmente.
Houve uma ameaça de paralisação dos estivadores no Porto de Santos (SP) no começo de março, mas, por enquanto, o problema parece ter sido resolvido com a implementação de medidas para aumentar a proteção dos trabalhadores portuários contra a disseminação de coronavírus. Quanto ao transporte interno, até o momento, houve casos isolados de autoridades municipais que restringiram a circulação de veículos, afetando a movimentação de grãos e o transporte coletivo de trabalhadores para duas usinas de cana-de-açúcar.
Contudo, o decreto federal que classifica produção, processamento, transporte e entrega de alimentos como atividades essenciais que devem ser mantidas durante a pandemia está sendo respeitado e aplicado nos níveis estadual e municipal. No quesito financiamento e crédito, a turbulência nos mercados globais desencadeada pela crise do coronavírus já afeta os mercados locais.
Temendo que o choque nos mercados possa resultar em um aperto temporário no crédito, muitos mutuários tentaram aumentar a liquidez, em uma referência à aceleração da venda de produtos agropecuários para levantar recursos. Enquanto isso, os credores tiveram que reavaliar riscos e avaliar as perspectivas de seu próprio custo de financiamento. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.