11/Mar/2020
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a epidemia de coronavírus já impactou a economia mundial, de acordo com informações de dois novos indicadores globais da divulgadas pela primeira vez nesta terça-feira (10/03): o Barômetro Coincidente e o Barômetro Antecedente da Economia Global, ambos referente ao mês de março. O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.
Os dados serão divulgados mensalmente, por volta do dia 10, com informações sobre os ciclos econômicos mundiais. Acontecimentos como a forte recessão de 2008/2009, barreiras comerciais e a recente epidemia do coronavírus levantam discussões em relação aos seus diversos impactos na economia global, e mostram a relevância da produção de indicadores rápidos, que possam medir e antecipar os ciclos econômicos. Além disso, há poucos indicadores como esse disponíveis no mercado. Na edição de março, ambos os indicadores cederam de forma acentuada e registraram os menores níveis desde 2009. Apesar disso, a propagação da epidemia para além da região asiática ainda não foi captada nesta edição, produzida com dados coletados em fevereiro.
O cálculo dos dois Barômetros inclui a seleção de variáveis, em que são usados como critério a correlação das séries com a série de referência (PIB mundial). A segunda etapa da metodologia combina as variáveis selecionadas e transformadas nos respectivos indicadores compostos. Ambos compreendem os resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. O Barômetro Coincidente inclui mais de 1.000 séries temporais diferentes, enquanto o Barômetro Antecedente possui mais de 600 séries temporais. Os barômetros econômicos globais são um sistema de indicadores que permite uma análise tempestiva do desenvolvimento econômico global. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.