ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2020

Coronavírus: surto exige resposta de autoridades

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), há rápida disseminação internacional do coronavírus, o que é um problema mundial que demanda resposta global de autoridades. Um terço dos países membros do FMI registram casos da doença. A expectativa é de que o surto do coronavírus vai diminuir, mas se sabe quanto e nem quando surgirá vacina contra ele. Contudo, o sistema financeiro está muito mais sólido do que durante a crise de 2008.

Pelo mundo, ocorre o enfraquecimento da demanda por causa da doença que requer medidas de autoridades internacionais e de países para apoiar o nível de atividade. Há disponibilidade de US$ 50 bilhões para empréstimos que não requerem programas com países. Além disso, os bancos centrais pelo mundo estão em coordenação próxima e são necessárias medidas de autoridades internacionais e de países para restaurar a confiança nas perspectivas econômicas globais. São recomendadas medidas fiscais para equilibrar demanda e oferta.

O Banco Mundial afirmou que tem um pacote de US$ 12 bilhões para ajudar países, especialmente na área de saúde, para atacar o coronavírus. Haverá recursos adicionais para combater a doença se for necessário, que pode ter origem do mercado de capitais. Neste momento de incertezas, os países estão sendo encorajados a adotarem reformas estruturais para elevar a oferta.

A urgência das ações de autoridades para combater o coronavírus aumentou em poucos dias, pois em uma semana ocorreu uma piora da disseminação internacional da doença, o que provocou deterioração no cenário econômico mundial. Por outro lado, a China retomou 60% de sua produção e deve chegar a 100% em algumas semanas, o que é boa notícia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.