ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2020

Coronavírus: aumentam casos suspeitos no Brasil

O Ministério da Saúde do Brasil informou que o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil subiu de 20 para 132. Há outras 213 notificações em análise pelo governo federal, o que deve elevar a quantia de suspeitas para cerca de 300. Os dados marcam a evolução de casos. Até agora, o Brasil segue com um caso confirmado da doença. Os casos suspeitos estão em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo (1 em cada Estado); 2 em Mato Grosso do Sul; 3 em Pernambuco e Goiás; 4 no Rio Grande do Norte; 5 no Ceará, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal; 8 em Santa Catarina; 9 no Rio de Janeiro; 24 no Rio Grande do Sul e 55 em São Paulo.

As notificações em análise são consideradas suspeitas pelas secretarias estaduais de Saúde, mas ainda precisam ser validadas pelo governo federal. O Ministério da Saúde avalia, por exemplo, se os suspeitos estiveram em países em alerta para o novo coronavírus, como China, Japão e Itália, ou se tiveram contato com pessoas infectadas. A vacinação anual contra a gripe será antecipada no País. A campanha começaria entre o final de março e começo de abril. A ideia é iniciar assim que houver um estoque mínimo das vacinas para atender os Estados da Região Sul, onde o inverno é mais rigoroso, e em grupos de risco, que são mulheres, idosos e crianças.

O governo pode acionar a Justiça para garantir o fornecimento de máscaras. Há preocupação com isso porque empresas desistiram de fornecer o produto em licitação do ministério. O governo pode pedir a apreensão dos produtos. O Ministério da Saúde não recomenda o cancelamento de eventos, como jogos esportivos ou blocos de pré-carnaval. O que deve prevalecer é o bom senso para que pessoas evitem, por exemplo, ir a um local de aglomeração caso tenham sintomas de doenças respiratórias. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.