ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2020

Coronavírus: 46 países já têm casos confirmados

O número de casos do novo coronavírus tem se estabilizado na China, epicentro da doença, mas se espalhado para mais regiões do mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentados pelo Ministério da Saúde do Brasil na sexta-feira (28/02), apontam para 46 países com casos confirmados, sendo 9 novos desde quinta-feira (27/02). O mundo registrou até o momento 2.804 mortes pelo novo vírus, sendo 42 óbitos entre os dias 26 e 27 de fevereiro. O índice de letalidade na média global é de 3,4% desde dezembro e de 1,6% tirando a China. Só no país asiático, o índice é de 3,49%. Pela primeira vez, a Coreia do Sul registrou mais casos novos (505) que a China (439), onde os primeiros registros da enfermidade foram identificados.

Há uma tendência de estabilização de casos na China e aumento em outros países, principalmente a partir de Coreia do Sul e Itália. O Ministério da Saúde brasileiro reiterou o pedido para a OMS atualizar a classificação do coronavírus como uma "pandemia" global. Essa mudança vai implicar numa redução de busca de relação com o local provável de infecção e vai permitir focar, principalmente, os grupos etários mais vulneráveis, que são adultos com mais de 60 anos. No Brasil, o número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus aumentou de 132 para 182, de acordo com plataforma do Ministério da Saúde atualizada às 16h10 dea sexta-feira (28/02). O País segue com um caso confirmado. Das notificações suspeitas, 71 foram descartadas.

A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo (66), no Rio Grande do Sul (27) e em Minas Gerais (17). O Ministério da Saúde divulgou, na sexta-feira (28/02), os primeiros vídeos da campanha de prevenção ao novo coronavírus. As peças divulgadas nas redes sociais dão dicas sobre formas de contágio, (como a transmissão por saliva, tosse, espirro e aperto de mãos) e orientações sobre ambientes (como evitar aglomerações e manter espaços ventilados). A propaganda também orienta sobre quando procurar uma unidade de saúde. Os vídeos foram divulgados no canal do Ministério no Youtube. O governo também divulgou na internet um terceiro vídeo, apenas para redes sociais, com etiquetas de higiene ao tossir e espirrar. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.