ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Fev/2020

Coronavírus: PIB do Brasil deverá recuar em 2020

Segundo o Tesouro Nacional, o surto de coronavírus assusta porque pode ter impacto relevante na atividade mundial, afetando as cadeias globais de insumos e prejudicando as exportações brasileiras. O risco do coronavírus é o impacto no preço das commodities e na redução da atividade global. Ao sair da Ásia e entrar na Europa, e agora no Brasil, há uma dúvida do mercado sobre o impacto do coronavírus no crescimento mundial. Isso afetaria todo o mundo, incluindo o Brasil.

O reflexo na Bolsa de Valores, com os investidores buscando mais segurança é destaque. O governo precisa ter planos de contingência e observar, porque há informações muitos conflitantes. Alguns analistas acham que o mercado está subestimando, outros que o mercado está superestimando o efeito do coronavírus. O Bank of America Merrill Lynch (BofA) cortou a projeção de crescimento do Brasil este ano de 2,2% para 1,9%, por conta dos efeitos do coronavírus.

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (27/02), o banco norte-americano observa que a economia brasileira e a América Latina como um todo são muito expostas à China e dependentes dos preços das commodities. Questões ligadas ao coronavírus são a preocupação dominante dos investidores no momento no mercado internacional, temerosos dos impactos negativos na atividade econômica do planeta. Nesse ambiente de maior aversão ao risco, o dólar deve seguir se fortalecendo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.