ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Fev/2020

Coronavírus: doença se espalha por vários países

Autoridades de saúde do Reino Unido divulgaram nesta quinta-feira (27/02) mais 2 novos de casos de coronavírus no país, que elevam o total acumulado para 15. Uma das vítimas contraiu a doença na Itália e a outra foi infectada na ilha de Tenerife, na Espanha. O primeiro-ministro do Japão afirmou que o governo está buscando fechar todas as escolas em escala nacional, numa tentativa de limitar a disseminação do coronavírus no país. O fechamento vai começar na segunda-feira (02/03) e se estenderá até o início de abril, quando as escolas normalmente reabrem para iniciar o novo ano letivo, após um recesso no fim de março. O governo japonês determinou o cancelamento ou adiamento de grandes eventos públicos por duas semanas.

Israel anunciou nesta quinta-feira (27/02) um novo caso de coronavírus, que eleva para 7 o total de cidadãos israelenses infectados. A vítima testou positivo para a doença depois de retornar de uma viagem à Itália. Os outros 6 israelenses contraíram coronavírus a bordo de um navio de cruzeiro que ficou em quarentena por duas semanas na costa do Japão. Dois deles já retornaram para Israel. Na Itália, a Defesa Civil informou que 528 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus no país, um salto de 128 em relação à última atualização, divulgada no dia 26 de fevereiro. O número de mortes pela doença subiu de 12 para 14. Segundo o órgão, 42 pessoas foram curadas. Outras 159 estão internadas com sintomas e 37 estão sob cuidados intensivos, enquanto 278 pacientes estão em quarentena em casa. A maior parte dos casos está concentrada na região da Lombardia, no norte do país, onde 305 pessoas foram infectadas.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou que um paciente sem histórico de viagens recentes foi diagnosticado com coronavírus. O caso pode ser o primeiro registro de transmissão da doença dentro do território norte-americano. Ainda não é possível definir a origem do contágio, que pode ter ocorrido por meio do contato com uma pessoa que tenha viajado recentemente. Na França, o presidente Emmanuel Macron afirmou, nesta quinta-feira (27/02) que uma epidemia de coronavírus “está a caminho” e prometeu que o governo será transparente sobre o combate ao que ele classificou como crise. O Ministério da Economia e Energia da Alemanha afirmou que está monitorando os efeitos do coronavírus nas redes de produção e fornecimento do país e que o surto ainda não teve impactos relevantes na economia.

No entanto, quanto mais tempo a epidemia durar, maior impacto poderá ter. Como isso irá se desenvolver não pode ser avaliado, pois o curso do surto não é previsível. O governo alemão está avaliando possíveis medidas de estímulos para lidar com a situação. A Comissão Europeia informou, também nesta quinta-feira (27/02), que está trabalhando em todas as frentes para combater o surto do Covid-19 no continente. Foi realizada a primeira troca de informações sobre medidas de fronteira entre as autoridades dos Estados membros e que as forças de saúde e de fronteira devem continuar coordenando estreitamente o trabalho de contenção do coronavírus. Nenhuma fronteira foi fechada até o momento.

A Comissão Europeia afirmou que os países do bloco devem se preparar para o contínuo aumento no número de casos de coronavírus, mas alertou contra medidas ineficientes e desproporcionais, como o fechamento de fronteiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as máscaras de proteção são indicadas apenas para pessoas que já contraíram o coronavírus, como forma de prevenir a transmissão da doença. A prevenção contra o coronavírus é similar às medidas contra a gripe, como higienização constante das mãos. No entanto, diferentemente da influenza, o coronavírus ainda pode ser contido. Com medidas de contenção, é possível ver recuo no número de casos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.