ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Fev/2020

Clima: chuvas em todas regiões e estiagem no RS

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam indicando chuvas irregulares para o Rio Grande do Sul até, pelo menos, a segunda quinzena de fevereiro. A situação é crítica para produtores da soja no Rio Grande do Sul, durante todo o mês de janeiro as chuvas aconteceram de maneira irregular e já há perdas significativas na produtividade da soja na região. Segundo o Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet a passagem de uma frente fria traz chuvas para o Rio Grande do Sul em volumes baixos e o sistema deve passar de maneira muito rápida na região. Vai permanecer quase sem chuva no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

As chuvas não conseguem chegar até o Rio Grande do Sul porque um sistema de ventos fortes em toda a região impede que as condições de chuvas avancem para o estado. As lavouras de milho e soja de todo o estado sofrem com as altas temperaturas e falta de água no solo. As previsões indicam chuvas para o Centro-Oeste e Matopiba. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há condição de chuvas para áreas do Sudeste. No Centro-Oeste do país, há previsão de mais chuvas para os próximos dias, sobretudo para o Goiás e Mato Grosso. De acordo com o Inmet, em Goiás são esperadas chuvas entre 20 mm e 40 mm em todo o estado.

Os volumes tendem a ficar ainda mais expressivos ao longo dessa semana, quando são esperados acumulados de até 60 mm no norte do estado. As mesmas condições são previstas para o Mato Grosso. Nesta semana, a região leste do estado passa a receber volumes expressivos, com precipitações previstas entre 60 mm e 70 mm. São esperadas chuvas volumosas também para toda a região do Matopiba. De acordo com o Inmet, no Tocantins são esperadas chuvas entre 20 mm e 40 mm, sendo os maiores volumes esperados para a região norte do estado. As mesmas precipitações são esperadas para o sul do Maranhão. Já no oeste da Bahia e Piauí, a tendência é que os volumes fiquem mais intensos, com chuvas entre 20 mm e 40 mm. Fonte dos dados: Inmet. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.