ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Dez/2019

Zoneamento Agrícola passará por modernização

Segundo o Ministério da Agricultura, a Embrapa e o Banco Central firmaram convênio para a ampliação e modernização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O período a ser contemplado será de 2020 a 2022 e permitirá o aprimoramento metodológico, a atualização do Zarc e a ampliação do zoneamento climático de mais de 20 culturas. O Zarc é essencial, por exemplo, para a aquisição de apólices de seguro agrícola (lavouras cultivadas fora do período recomendado no Zarc e em locais inadequados não podem ser seguradas).

O convênio, que tem a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Fapep), prevê a aplicação de R$ 28,5 milhões no período, provenientes da Embrapa e do Banco Central. A iniciativa beneficiará produtores atendidos por Proagro, seguro rural e garantia-safra, que usam o zoneamento para terem acesso à cobertura securitária.

Neste projeto, estão as bases para responder às questões de como plantar minimizando os riscos climáticos adversos na propriedade. Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou da assinatura do convênio em Brasília, a ampliação do Zarc fará com que o seguro chegue mais barato ao produtor, já que agentes financeiros condicionam a concessão de crédito rural às recomendações do zoneamento agrícola. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.