ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Dez/2019

EUA e China: possibilidade de acordo da “Fase 1”

O Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos afirmou, na sexta-feira (06/12), que o acordo comercial "Fase 1" com a China está muito próximo. As negociações têm sido boas, intensas e quase diárias. Não há prazos arbitrários para um eventual acordo bilateral, mas a data de 15 de dezembro é importante. Nesse dia está prevista a entrada em vigor de uma nova alta de tarifas norte-americanas sobre produtos chineses.

Caberá ao presidente Donald Trump decidir se pode haver mudanças nesse plano e um recuo do governo dos Estados Unidos. Se não houver um acordo que seja considerado bom, os Estados Unidos podem desistir da iniciativa. Os Estados Unidos desejam garantir algumas coisas, como proteção a tecnologias e que elas não possam ser roubadas por empresas chinesas. O fato é que as conversas com a China têm sido construtivas.

A informação é de que o presidente Donald Trump está satisfeito com o andamento da negociação comercial com a China. O tom é otimista e caberá ao presidente a decisão final. Mas, Donald Trump ainda não está pronto para assinar o acordo comercial com a China e não existe um plano para uma reunião entre os dois presidentes. Se o governo chinês decidir levar adiante a retirada de barreiras para produtos agropecuários norte-americanos, isso seria visto como um gesto de boa-vontade e apreciado pelos Estados Unidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.