ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Dez/2019

Mercosul: Paraguai assume a presidência do bloco

O Paraguai assumiu a presidência pro-tempore do Mercosul nesta quinta-feira (05/12) com a promessa de tentar fechar os termos legais do acordo com a União Europeia e com a Associação Europeia de Comércio Livre (Efta). Durante reunião de chanceleres na Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves (RS), o ministro de Relações Exteriores do Paraguai afirmou que quer levar as demais negociações adiante, mas dará prioridade estratégica à conclusão legal desses dois acordos. Ele afirmou que o Paraguai dará continuidade às negociações com Canadá, Coreia do Sul e Líbano e prosseguirá a tentativa de aproximação com o Sudeste Asiático, além de aprofundamento de acordo assinado com Israel.

O ministro disse ainda que o governo paraguaio quer trabalhar para integrar o setor automotivo no bloco, para fortalecer o programa de apoio a micro, pequenas e médias empresas e em iniciativas para empoderamento de mulheres e jovens. Ele destacou ainda que quer continuar com as discussões sobre revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) e os demais temas pendentes para fortalecimento da união alfandegária.

O bloco vive um momento de tensão com as mudanças de governo no Uruguai e na Argentina que ameaçam o andamento dessa discussão. O governo paraguaio prometeu ainda se debruçar para dinamizar assuntos da pauta econômica do Mercosul e diz que o bloco vai muito além das conjunturas. Também foi defendida a continuidade dos trâmites para o Fundo para a Convergência Estrutural, cuja renovação foi aprovada em 2015. O fundo destina-se a financiar programas que estimulem a competitividade e a coesão social, em particular das economias menores e regiões menos desenvolvidas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.