ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Nov/2019

China e EUA: agora Hong Kong é o ponto polêmico

A China reiterou, nesta quinta-feira (21/11), sua oposição a um projeto de lei aprovado esta semana pelo Congresso norte-americano que tem o objetivo de proteger os direitos humanos de manifestantes em Hong Kong, que nos últimos seis meses se tornou palco de constantes protestos e episódios de violência envolvendo forças policiais. O projeto de lei, que ganhou o aval do Senado na terça-feira (19/11) e da Câmara dos Representantes na quarta-feira (20/11), será submetido agora à aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Congressistas dos Estados Unidos também aprovaram um projeto de lei que prevê uma reavaliação anual do status comercial favorável que o governo dos Estados Unidos concede a Hong Kong. O Ministério de Relações Exteriores da China afirmou que o governo chinês com certeza tomará fortes contramedidas se os Estados Unidos continuarem tomando as decisões consideradas “erradas”. A China está determinada em salvaguardar os interesses da segurança soberana nacional e do desenvolvimento, de implementar a política de 'um país, dois sistemas' e de salvaguardar a prosperidade e estabilidade de Hong Kong.

De qualquer modo, o vice-primeiro-ministro chinês Liu He convidou os negociadores norte-americanos para uma nova rodada de tratativas presenciais. A previsão é de que o representante comercial dos Estados Unidos e o secretário do Tesouro norte-americano realizarão a reunião em Pequim. Os negociadores dos Estados Unidos indicaram que estariam dispostos a se encontrar pessoalmente, mas estariam relutantes em viajar a menos que a China deixe claro que assumirá compromissos de proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e compras agrícolas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.