ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Nov/2019

Arábia Saudita: agricultura brasileira é prioridade

Segundo o Ministério de Comércio e Investimento da Arábia Saudita, a agricultura é a prioridade no plano de investir US$ 10 bilhões no Brasil. Na semana passada, o governo brasileiro anunciou que a Arábia Saudita investirá em projetos no Brasil, que serão definidos em diálogo entre os dois países. Foram identificadas algumas áreas de interesse. A área principal é a agricultura. A ideia é elevar as parcerias e importar mais mercadorias do País. Outros segmentos considerados prioritários são infraestrutura e logística, concessões ao setor privado e serviços.

O interesse em agricultura se deve ao fato de a Arábia Saudita ser altamente dependente do fornecimento de alimentos do exterior. A importação responde por quase 85% dos produtos e mercadorias consumidas. Não há segurança alimentar no país e o governo está tentando mudar isso. O Brasil pode ser um parceiro estratégico. O governo saudita recebeu 48 oportunidades para investimento no Brasil, e a Autoridade de Investimentos da Arábia Saudita (Saudia) identificou algumas que considera exequíveis.

O processo de decisão deve envolver uma discussão entre os dois países sobre os projetos, e os recursos serão liberados assim que houver uma definição. Foram identificadas certas oportunidades e uma delegação de negócios irá analisá-las. Essa delegação deve vir ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem. O Ministério da Agricultura saudita já está analisando algumas das propostas apresentadas pelo governo brasileiro e que representantes do Sali (braço de investimento em agricultura e pecuária do fundo soberano saudita), também visitarão o Brasil. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.