ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Out/2019

Florestas plantadas: setor é dinâmico e sustentável

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) afirmou que o setor de papel e celulose que colabora com o PIB, gera empregos, ainda precisa melhorar sua conexão com o Brasil. O setor é forte economicamente, estruturalmente, mas ainda não tem um bom canal de comunicação com o País. Um dos pontos cruciais dessa indústria está em sua conexão com as cadeias globais de produção e consumo. Não é um setor que precisa de políticas protecionistas de governo. Tem capacidade de competir no mundo todo, pois é muito dinâmico.

Em um momento mais difícil para a economia nacional, os últimos quatro anos, o setor investiu mais de R$ 20 bilhões em novas florestas, construção de novas fábricas e em pesquisa e desenvolvimento. Para o período de 2020 e 2023, os aportes do setor devem somar R$ 32,6 bilhões, com destaque para o crescimento da economia verde. O setor tem uma relação que dialoga com os desafios que o mundo está vivendo hoje, pois está alinhado com os jovens que cobram das gerações atuais o mundo que será deixado para eles, pedindo uma relação mais equilibrada com a natureza.

O setor colabora com o PIB, com o emprego, mas também com o equilíbrio ambiental. Para a entidade, o momento é de otimismo, pois a sociedade brasileira está em uma posição positiva em relação ao que precisa ser feito. Isso vem do sofrimento da população. O setor está disposto a colaborar com as reformas estruturantes que destravem o investimento em infraestrutura. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.