15/Out/2019
O presidente norte-americano, Donald Trump, reforçou que não aumentará as tarifas impostas a bens chineses de 25% para 30% no dia 15 de outubro. Os Estados Unidos e a China fecharam um primeiro entendimento em relação à guerra comercial. Trump ressaltou que a primeira fase do acordo comercial pode ser finalizada e assinada em breve. O entendimento pode ser formalizado durante o encontro dos países que integram a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), marcado para novembro, no Chile.
Donald Trump também declarou que a China já começou a comprar produtos agrícolas dos Estados Unidos, antes mesmo da assinatura do acordo comercial. Ele ainda anunciou que outros setores da economia, como o financeiro, já podem começar a se preparar para o acordo comercial. Porém, a China quer mais conversas com autoridades norte-americanas até o fim de outubro para discutir detalhes da "fase 1" do acordo comercial antes de submetê-lo à assinatura do presidente Xi Jinping.
O governo chinês poderá enviar uma delegação liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu He, principal negociador da China, para finalizar um acordo escrito que possa ser assinado pelos presidentes durante a reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). A China deseja que Donald Trump cancele um outro aumento de tarifas norte-americanas programado para dezembro, além daquele que já foi suspenso esta semana, algo que o governo dos Estados Unidos ainda não endossou. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.