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10/Out/2019

7 tendências para o setor de alimentos e bebidas

A Tetra Pak identificou sete tendências de alimentos e bebidas, em torno das áreas de higiene, digitalização e experiência individual, que foram e continuam sendo os principais impulsionadores da indústria neste ano. Essas tendências foram identificadas pela equipe de análises globais da empresa por meio de uma variedade de métodos, incluindo audição social, pesquisas, comparações, coleta de informações e muito mais. Saúde, sustentabilidade e transparência estão se tornando normas da indústria, assim como o digital, e cada vez mais valor é encontrado em experiências individuais com objetivos específicos. Desta vez, se descobriu que as tendências se estendiam desde exigências básicas de higiene e saúde até digitalização. Foi captado o que torna as marcas de alimentos e bebidas especiais e capazes de se destacar no setor. Veja quais são as sete principais tendências:

1) Escolhas Saudáveis

A demanda por escolhas saudáveis é impulsionada por uma aspiração por longevidade e naturalidade, mas sua definição pode ser bastante fluida e dinâmica. Por exemplo, as gorduras que antes eram consideradas "ruins" agora encontraram um lugar como "boas" com o surgimento de lipídios saudáveis, enquanto o consumo excessivo de açúcar tem sido cada vez mais evidenciado como prejudicial à saúde humana”. Essa tendência está tendo uma aceleração muito mais forte na região Ásia-Pacífico, em comparação com outras partes do mundo. Juntamente com a implementação dos impostos sobre o açúcar e outros esforços governamentais e a crescente conscientização do consumidor, essa tendência se tornou muito mais forte, embora tenha sido muito mais proeminente em outros lugares anteriormente.

2) Futuro Amigável

A sustentabilidade tornou-se uma consideração importante para muitas marcas quando se trata de produção de alimentos e bebidas e manter processos "amigos do futuro" é cada vez mais importante. Ser ambientalmente amigável e sustentável, seja em atividades ou operações comerciais, é muito importante. Mesmo em países como a Indonésia, onde não se esperava que isso tivesse uma grande relevância, também era muito importante nas listas de empresas e consumidores.

3) Verdade Nua

Quando se trata de transparência, é importante descobrir tudo, seja sobre a marca, os ingredientes ou a origem deles - é isso que os consumidores querem. A rastreabilidade foi citada como um componente principal dessa tendência, assim como a necessidade de reduzir o uso de nomes de ingredientes que os consumidores não conseguem entender nos rótulos.

4) Simplesmente agora

Isso se refere à crescente necessidade de conveniência, além de consumidores que desejam cada vez mais as coisas instantaneamente e na ponta dos dedos. O produto e as informações não devem apenas estar facilmente disponíveis, mas a marca como um todo deve estar presente on-line para os consumidores descobrirem mais ou fazerem compras. A janela de oportunidade é agora e as marcas que não acompanham o processo perderão. Em termos de produção, essa crescente necessidade de simplicidade e velocidade também impulsionou o aumento da automação durante os processos de fabricação.

5) Glocalmente feito

O termo "glocal" descreve os gostos atuais dos consumidores como locais e globalizados - querendo sabores de longe, mas também o gosto do lar. Por exemplo, um consumidor da Malásia pode querer experimentar algo como o chá africano, mas também gosta muito do leite local de avur kurma. A pesquisa mostra claramente que os consumidores não estão apenas interessados em um ou no outro, mas em ambos.

6) Toda a experiência

Atualmente, a comida e a bebida foram além dos sabores e do consumo, mas também mostram uma necessidade crescente de proporcionar um encontro experimental. A experiência está nos detalhes e em poder compartilhá-los via mídia social ou aprimorá-los com o uso de tecnologias como Realidade Aumentada (AR).

7) História de um

Isso tem tudo a ver com customização e personalização. Não se trata de criar produtos diferentes para cada indivíduo, mas falar com os consumidores. Para produtos com baixo teor de açúcar ou baixo teor de gordura, por exemplo, hoje em dia a mensagem costuma ser 'para você que quer cuidar de si mesmo ou que leva um estilo de vida ativo', e assim por diante”.

Fonte: Dairy Reporter. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.