ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Set/2019

Tabela de frete: governo afirma que busca solução

O Ministério da Infraestrutura afirmou que o governo busca saídas para demandas de caminhoneiros pelo cumprimento do tabelamento de frete. A categoria rejeitou a proposta de valores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com base em estudo da Esalq/USP. O governo possui um pacote de ações para tentar melhorar as condições do transporte rodoviário de carga no Brasil, mas a normalidade no setor vai ocorrer com o crescimento econômico e o equilíbrio entre oferta e demanda.

O governo afirma que vai tentar ao máximo fazer com que, pelo menos nesse momento, haja uma garantia de renda para que os caminhoneiros possam trabalhar. A agenda do governo em relação ao tema é contínua e, entre as medidas, está previsto um programa de financiamento de dívida para os autônomos. Também é preocupante a situação de manutenção das frotas de caminhões e o governo vai abrir uma linha de crédito direcionada para os autônomos.

Além disso, estão em estudo formas de aumentar o transporte pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos. Em agosto, o ministro da Infraestrutura afirmou que a tabela de frete, instituída no País após a greve da categoria de 2018, é uma "aberração" e que ela deveria deixar de existir. Segundo ele, para resolver o problema, é preciso "desmamar" o setor e deixar que a tabela "morra naturalmente". Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.