ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Ago/2019

Logística: prazo de concessão da BR-163 é curto

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o leilão de concessão da BR-163, no trecho entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), pode não atrair investidores tradicionais do setor rodoviário. O prazo de concessão estudado para a estrada, de 10 anos, é mais curto que o usual e que as demandas e obrigações atreladas ao projeto são mais simples. A concessão da BR-163 é compatível com o horizonte estimado para a entrada em operação da ferrovia Ferrogrão. Não está previsto reequilíbrio caso a Ferrogrão entre antes em operação, isso está dentro do risco do projeto.

Se a Ferrogrão eventualmente não sair do papel, o governo poderia pensar em uma relicitação da BR-163 após os 10 anos do contrato. Segundo o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o governo tem buscado pensar "fora da caixa" em termos de modelagens e novos projetos. Estão em estudos internos concessões intermodais e mesmo a aplicação de outorga cruzada (mecanismo pelo qual recursos arrecadados com projetos rentáveis, como a Nova Dutra, poderiam ser direcionados a trechos rodoviários que não se viabilizam sozinhos). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.