ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Ago/2019

Cerrado tem 43 milhões ha aptos para agricultura

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a região do Cerrado possui ainda 43 milhões de hectares que podem ser explorados para produção agropecuária. Mas, o produtor tem escolhido preservar essa área não obrigatória, pensando no maior equilíbrio do ecossistema ambiental. O bioma possui hoje 63 milhões de hectares de reservas ambientais, ou seja, 43 milhões de hectares a mais do que é exigido pela legislação ambiental brasileira para o bioma do Cerrado, de 20 milhões de hectares de área de preservação permanente.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães também ressaltou que a preservação dessa área acima da exigência da normativa ambiental é uma iniciativa própria dos produtores. É também uma estratégia fitossanitária que serve, principalmente, para maior isolamento de pragas das lavouras. Na semana passada, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) levou representantes de dez embaixadas para conhecer a produção agropecuária da região oeste da Bahia.

Os diplomatas realizaram vários questionamentos sobre a relação entre produção agropecuária e manejo da vegetação natural da região nos quatro dias da expedição. Segundo a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia, é preciso esclarecer todas as dúvidas sobre o aspecto ambiental e desmitificar alguns pontos equivocados que muitas vezes os compradores estrangeiros ainda têm da relação do agronegócio brasileiro com a sustentabilidade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.