ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Ago/2019

China suspenderá importações agrícolas dos EUA

O governo da China confirmou nesta terça-feira (06/08) que suspenderá a compra de novos produtos agrícolas dos Estados Unidos por companhias do país asiático. Segundo o Ministério do Comércio chinês, a decisão da administração Donald Trump de impor tarifa de 10% sobre US$ 300 bilhões em exportações chinesas é uma séria violação do encontro entre os chefes de Estado da China e dos Estados Unidos na cúpula do G20, no fim de junho. Com isso, o governo chinês não descarta impor tarifas sobre produtos agrícolas norte-americanos comprados após 3 de agosto, enquanto companhias chinesas suspenderam compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos.

O Ministério do Comércio da China afirma esperar que os Estados Unidos implementem o que foi acordado na reunião entre os dois chefes de Estado dos países, além de expressar que tem a confiança em implementar os compromissos para criar as condições necessárias por cooperação na área agrícola entre os dois países. O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os agricultores do país "sabem que a China não será capaz de prejudicá-los" e que irá apoiá-los.

O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca afirmou que a situação das tarifas norte-americanas à China pode ser alterada caso seja feito progresso em setembro, para quando está marcada uma nova rodada de negociações bilaterais. Por outro lado, se não houver progresso, as tarifas podem ficar piores. Donald Trump reiterou que está aberto a negociar e que ainda quer um acordo com a China no âmbito do comércio. Ele destacou ainda que os planejamentos para receber a delegação chinesa em setembro continuam. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.