ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Ago/2019

Logística: custo no Brasil é considerado elevado

Segundo a Fundação Dom Cabral, os custos de logística no Brasil representam 21,7% do faturamento bruto das empresas do setor agropecuário. E, desses quase 22%, 42% estão ligados a transporte de longa distância e 18% à armazenagem. Enquanto isso, nos Estados Unidos o percentual da logística que incide sobre o faturamento bruto das empresas é menor, de 17%.

Além disso, os Estados Unidos escoam sua safra por modais de transporte mais baratos, como ferrovias e via marítima, enquanto o Brasil transporta 72% da safra de grãos por caminhões, em distâncias médias acima de 850 quilômetros e a grande maioria é de transportadores autônomos. Essa diferença de percentual faz com que as empresas do agronegócio brasileiras já entrem com desvantagem de pelo menos 5% em relação ao principal concorrente mundial, que são os Estados Unidos.

Diante da falta de investimento em armazenagem, o Brasil tem de produzir e escoar rapidamente a safra. Nos Estados Unidos, os produtores têm capacidade de armazenar os grãos e com isso especulam no preço. O Brasil já deveria ter investido em uma política de Estado de armazenagem nas diversas cadeias. Essa é uma grande questão brasileira. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.