ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Ago/2019

Infraestrutura: governo lança programa Pró-Infra

O governo federal lançou nesta quinta-feira (1°/08) o Pró-Infra, programa destinado a estimular o investimento privado em infraestrutura no Brasil, tendo como uma de suas metas elevar os aportes em infraestrutura como proporção do PIB de 1,6% para 3,8% até 2022. O programa terá três metas a serem alcançadas até 2022. Uma segunda meta do programa é elevar o estoque de investimento em infraestrutura, de 36% para 38% do PIB. Há ainda um terceiro objetivo: fazer o Brasil subir 10 posições em ranking global de competitividade, feito pelo Fórum Econômico Mundial, de 81º para 71º.

O programa vai se basear em três pilares: reduzir a participação dos recursos públicos nos investimentos, a partir de um aumento da importância dos recursos privados; desenhar os mercados setoriais, para que o ambiente seja adequado e o retorno social seja maior; e fazer um planejamento de longo prazo claro, estável e intersetorial, com foco em eficiência econômica. A expectativa é de que o Brasil vai voltar a crescer mais de 4% ao ano com a recuperação, nos próximos oito anos, da produtividade perdida nas últimas décadas.

Porém, aumentando a produtividade, o País vai enfrentar alguns gargalos. Assim, há necessidade de investimentos em infraestrutura. O investimento público vai cair em participação não só porque o governo está quebrado, mas porque o setor privado conta com mais eficiência. O Brasil não tem uma metodologia de análise econômica para grandes projetos, mas isso tem mudado a partir de um novo trabalho feito pelo governo com a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutrura (SDI). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.