ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Ago/2019

Imagem externa do agronegócio ainda é negativa

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o setor agropecuário brasileiro ainda tem uma imagem negativa no mundo em relação à sustentabilidade ambiental e isso tem várias razões. Uma delas é que questões ambientais reverberam mais em alguns mercados. Os ataques à agropecuária brasileira são liderados pela Europa. Tudo o que se discute em termos de sustentabilidade na Europa tem repercussão muito grande e esse é um grande desafio para o agronegócio brasileiro. Recentemente, 28 agentes ligados ao setor agropecuário brasileiro, tanto do governo quanto da iniciativa privada, tentaram fazer um diagnóstico sobre as razões dessa imagem negativa do Brasil no mundo e como encontrar formas de levar a informação correta.

Não é questão de apenas contra-atacar, há muita informação boa disponível e que coloca o Brasil em uma situação privilegiada e isso tem de ser divulgado. De todo modo, a agência reconhece que o protagonismo brasileiro como grande exportador de commodities agrícolas causa incômodo. Mas, acima disso, tem a questão de trabalhar a imagem do País. Isso é fundamental para que se ganhe credibilidade em relação ao que se tenta defender, ou seja, que o agronegócio brasileiro ser sustentável. No exterior, o Código Florestal brasileiro (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) é um dos nossos maiores ativos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.