ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2019

Irã ameaça suspender as importações do Brasil

O Irã ameaçou cortar suas importações do Brasil, a menos que o País permita o reabastecimento de pelo menos dois navios iranianos que estão parados na costa brasileira. O embaixador do Irã em Brasília afirmou a autoridades brasileiras que o país poderia facilmente encontrar novos fornecedores de milho, soja e carne se o Brasil se recusar a abastecer as embarcações. O Brasil exporta cerca de US$ 2 bilhões ao Irã por ano, em sua maioria commodities como milho, carne e açúcar.

O país persa compra um terço de todas as exportações de milho do Brasil. A Petrobras se recusa a abastecer as embarcações por causa do risco de sanções dos Estados Unidos. Sem o combustível, os navios não conseguem retornar ao Irã. Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, ainda é cedo para especular possíveis impactos da disputa envolvendo a Petrobras e dois navios iranianos parados no litoral brasileiro sobre as exportações de milho ao Irã.

As embarcações estão desde junho no Porto de Paranaguá (PR). Os navios trouxeram ureia e voltariam ao Irã carregados de milho brasileiro. O Irã é um parceiro importante para o Brasil. No dia 21 de julho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não precisava conversar com o presidente norte-americano, Donald Trump, para estarem alinhados na questão dos navios iranianos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.