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25/Jul/2019

Alimentos: Nestlé segue liderando ranking global

O último relatório da Brand Finance Food & Drink 2019 mostra que novamente a suíça Nestlé lidera o ranking de alimentos gerais, embora o valor da marca tenha aumentado apenas 1% em relação ao ano anterior, para US$ 19,6 bilhões. A marca obteve um impulso no crescimento orgânico, após um desempenho mais forte nos dois maiores mercados da marca, a China e os EUA. Ao olhar para os portfólios da marca em todo o setor de alimentos e bebidas, o portfólio da Nestlé é o mais valioso, com um valor de marca combinado de US$ 70,5 bilhões, 11% acima do ano anterior. As marcas corporativas Kraft (queda de 7% para US$ 4,5 bilhões), Unilever (queda de 5% para US$ 4,2 bilhões) e Heinz (queda de 14% para US$ 3,3 bilhões) sofreram com a queda nos valores da marca, com Unilever e Heinz caindo do top 10 no ranking de alimentos. Após a aquisição fracassada da Unilever pela Kraft Heinz Company em 2017, a Kraft adotou medidas agressivas de redução de custos, resultando em significativa perda de receita.

A Unilever, que se saiu melhor do que a Kraft após a falida aquisição, enfrentou o escrutínio das partes interessadas em meio aos planos agora abandonados de mudar sua sede para a Holanda. As marcas de lácteos Danone e Yili ocupam o segundo e terceiro lugar no ranking de alimentos gerais, respectivamente, porém, em lácteos, elas estão no top, em primeiro e segundo lugar. Depois de registrar um aumento de 24% no valor da marca para US$ 7,7 bilhões, a Yili diminuiu consideravelmente a diferença com a Danone, depois que a gigante francesa sofreu uma perda de 10% no valor da marca, para US$ 8,1 bilhões. A Yili, que é a marca de lácteos mais valiosa da Ásia por quatro anos consecutivos, se comprometeu com seu programa de expansão global e, apesar de perder para a fabricante de lácteos francesa Lactalis para adquirir a subsidiária da Danone, a Stonyeld, comprou a Chomthana da Tailândia. A marca não mostra sinais de desaceleração com a recente aquisição da segunda maior produtora de laticínios da Nova Zelândia, a Westland.

Esses movimentos são passos fundamentais para a ambição da marca de construir uma rede global para além de seu mercado interno, visando 2 bilhões de consumidores no país e no exterior até 2020. A Yili também manteve a maior pontuação de marca potencial no ranking de produtos lácteos, destacando as vastas oportunidades de crescimento futuro para a marca. Em 2018, a Yili atualizou seu Centro de Inovação em P&D na Europa e abriu as portas para uma nova instalação na Holanda. A empresa considera que sua estratégia de inovação é a principal força para o crescimento de sua marca no futuro. A marca chinesa, Mengniu, também registrou um aumento significativo no valor (até 45%, para US$ 5,0 bilhões) e entrou no top 10 do ranking de alimentos pela primeira vez. Tanto a Yili quanto a Mengniu se beneficiaram do boom do mercado de lácteos da China, que está atualmente a caminho de superar os EUA como o maior mercado de lácteos do mundo. Fonte: Dairy Report. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.