ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jul/2019

Mercosul em busca de novos acordos comerciais

Após ter entrado num entendimento com a União Europeia, o Mercosul agora avança para concluir um acordo de livre comércio com os países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) que reúne Islândia, Noruega e Suíça. Os negociadores dos quatro países-membro afirmaram que há uma expectativa de que o acordo seja concluído em agosto. Outra negociação avançada é com o Canadá. Há uma expectativa de finalização no início de 2020. Também estão em andamento acordos com a Coreia do Sul e Cingapura, estes para prazo mais dilatado.

Os acordos negociados são amplos, nos moldes do negociado com a União Europeia. São acordos que tratam de todos os temas, não somente tarifa, serviços, compras governamentais, são acordos de última geração. As áreas mais sensíveis nos acordos são naturalmente deixadas para o final, o que pode atrapalhar um pouco esses prazos. A maior parte dos países têm setores protegidos em agricultura. Então, da mesma forma que os últimos temas a serem negociados com os europeus foram os agrícolas, esses temas também são sensíveis nos mercados da Suíça, da Noruega.

Alguns países querem negociar não só tarifas para produtos, mas regras. A Suíça, por exemplo, é muito forte em produtos farmacêuticos e querem negociar regras que sejam favoráveis em termos de propriedade intelectual. Mas, os países do Mercosul têm interesses defensivo. O Canadá tem setores protegidos, como lácteos e carne suína. Cada sócio tem uma pequena especificidade, o que fica para o final das negociações é o mais sensível. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.