ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jul/2019

Acordo para monitoramento ambiental e territorial

A Embrapa e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, assinaram, na quarta-feira (10/07), um contrato de comodato para cessão, por 40 anos, de uma área da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM), para a instalação de uma antena de recepção via satélite. Foi cedido um espaço para o Censipam instalar uma antena multisatelital de observação da Terra e outros equipamentos para rastreamento e gravação de dados brutos. Com a operação da antena será possível receber imagens diretamente de satélites, facilitando operações de monitoramento territorial e ambiental de todo o País, incluindo as faixas marítimas.

Será possível ter uma visão de todo o Brasil a partir de imagens de radar muito mais sofisticadas. Qualquer mudança na ocupação do território agora passará a ser monitorada com maior precisão e detalhamento. A antena foi adquirida com recursos do Fundo Amazônia e faz parte das ações do projeto Amazônia SAR. A iniciativa utiliza radar de abertura sintética (SAR) para gerar alertas de desmatamento para órgãos de fiscalização ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O centro também pretende estreitar o relacionamento com a Embrapa para financiamento de pesquisas para uso e ocupação dos solos brasileiros, monitoramento de áreas degradadas e até detecção de plantio de coca e maconha com uso de imagens de satélite com radar de abertura sintética (SAR). Por meio da Embrapa Territorial, foram desenvolvidos métodos de inteligência, gestão e monitoramento sobre uso e ocupação das terras pela agropecuária. O objetivo é colaborar com o Censipam nesse assunto que é estratégico para o País. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.