ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2019

Mercosul-UE: termos são conhecidos pela França

Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, a porta-voz do governo francês mirou seu público interno ao dizer que a França ainda não está pronta para assinar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo ele, nada do que está no acordo é surpresa aos Estados-membros da União Europeia. A porta-voz do governo francês afirmou que seu país irá observar com atenção e decidir se irá referendar o tratado com base em detalhes. O chanceler brasileiro afirmou que, como o texto final ainda passa por revisão jurídica, nenhum país signatário está pronto para ratificá-lo.

O ministro demonstrou ainda incômodo com a postura dos europeus de colocar os compromissos ambientais como uma obrigação somente do Brasil. O ministro do Meio Ambiente da França afirmou, também nesta terça-feira (02/07), que o acordo Mercosul e União Europeia só será ratificado pela França se o Brasil respeitar seus compromissos, referindo-se ao combate ao desmatamento na Amazônia. O governo brasileiro acredita que o País tem muitos méritos na política ambiental, seja na Amazônia ou em outros biomas. Além disso, ele afirmou que o Brasil tem total compromisso contra o desmatamento.

O Brasil também espera ver implementados, inclusive, os compromissos dos países europeus, que são desenvolvidos, como desembolsos de recursos para financiamento de energias renováveis. Segundo o ministro brasileiro, cabe à Comissão Europeia esclarecer ao governo francês que esses compromissos internacionais estão previstos no acordo e que o Brasil e os demais membros do Mercosul concordaram em segui-los. O chanceler disse que não espera que haja atrasos significativos na ratificação do acordo na Europa, já que haverá pressão também por parte dos setores que irão ser favorecidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.