ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jun/2019

Produtores elevam pedidos de recuperação judicial

A Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) está preocupada com o aumento do número de recuperações judiciais pedidas por produtores rurais. De 2017 para cá, houve um aumento de 25% a 30% nesses pedidos por produtores "pessoa física" inscritos há menos de dois anos na Junta Comercial. No Brasil, 70% dos produtores são "pessoa física", e sempre existiu uma relação muito forte de parceria entre tradings e agricultores no financiamento à produção.

A recuperação judicial vem sendo apresentada como uma alternativa. Mas, isso pode causar problemas aos produtores. Inclusive o custo de ficar sem acesso a crédito por um longo tempo. A entidade mantém discussões com o Instituto Pensar Agro e com associações, tentando chegar a um bom termo sobre isso. Decisões judiciais não levam em conta a repercussão econômica para o produtor e fornecedor de crédito. Além do aumento da recuperação judicial, o aumento da inadimplência e a incerteza sobre a tabela de frete estão afetando a oferta de crédito por parte das tradings para financiar a safra.

Para o ciclo 2019/2020, o total de crédito a ser oferecido aos produtores pelas empresas associadas deve ser cerca de 50% menor do que em 2018. É preciso restaurar a confiança nas parcerias. Um cenário desafiador, tanto do lado da inadimplência e das recuperações judiciais quanto da incerteza sobre tabela de frete e a guerra comercial, tem deixado as empresas cautelosas. A visão do risco passa a pesar muito. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.