ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Jun/2019

EUA afirma que México precisará cumprir o acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que se o México não cumprir o acordo que fechou com o governo norte-americano na semana passada, voltará a ficar sujeito à tarifação. O acordo será revelado em breve e precisará ser votado no Congresso mexicano. A expectativa é de que não haja problemas com a votação, mas, se por qualquer motivo não vier a aprovação, as tarifas serão restabelecidas, alertou o presidente Donald Trump.

O acordo entre Estados Unidos e México, anunciado na sexta-feira (07/06), evitou que os Estados Unidos impusessem tarifas de 5% a todos os produtos mexicanos a partir do dia 10 de junho. O plano de Donald Trump era elevar as tarifas gradualmente nos próximos meses, até o patamar de 25%. O ministro de Relações Exteriores do México afirmou que o pacto do país com os Estados Unidos no combate à imigração ilegal não incluiu questões comerciais. Ele negou também que o México teria planos de fazer compras adicionais de produtos agrícolas norte-americanos, contrariando as declarações do presidente dos Estados Unidos de que tais aquisições ocorreriam.

No entanto, o ministro mexicano comentou que, uma vez que as tarifas foram, por ora, evitadas, a demanda do México por produtos agrícolas norte-americanos provavelmente crescerá. Na sexta-feira (07/06), ao anunciar o pacto entre os dois países, Donald Trump afirmou que o governo mexicano concordou em comprar grandes quantidades de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.