ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2019

EUA e México: visões distintas sobre entendimento

O ministro de Relações Exteriores do México afirmou que um entendimento com os Estados Unidos para evitar a entrada em vigor de tarifas de 5% é factível e desejável e atribuiu chances de 80% a favor de que ele seja alcançado. Ele informou que houve avanço em reuniões com membros do gabinete do governo norte-americano, setor privado, especialistas. Ele também afirmou que haverá um esforço para chegar a um entendimento.

No dia 31 de maio, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que imporia tarifas de 5% a partir de 10 de junho a todos os bens importados do México enquanto o país vizinho não resolvesse a crise de imigração ilegal de cidadãos da América Central, principalmente de Guatemala e Honduras, rumando para os Estados Unidos. Ele acrescentou ainda que a alíquota das tarifas subiria 5% a cada mês em que os Estados Unidos não desse a situação por resolvida, podendo chegar a 25% em 1º de outubro. O presidente dos Estados Unidos afirmou ser provável que as tarifas anunciadas por ele sobre produtos importados do México entrem em vigor no dia 10 de junho.

Ele considera essa situação mais provável do que um entendimento com o país vizinho antes dessa data, o que poderia evitar a imposição das cobranças adicionais. Sobre a possibilidade de congressistas republicanos promoverem uma votação para bloquear os seus planos tarifários como reação ao que ele chama de "crise de imigração ilegal" na fronteira sul dos Estados Unidos, Donald Trump se mostrou descrente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.