ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2019

México preocupado com possíveis tarifas dos EUA

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o aumento de tarifas contra produtos do México para pressionar o país a fazer mais no controle migratório, o presidente mexicano enviou uma carta à Trump. Na mensagem, datada da quinta-feira (30/05), o presidente do México, López Obrador, afirma não deseja confrontação, mas sim cooperação bilateral, e anuncia o envio aos Estados Unidos de uma equipe de representantes do governo, liderada pelo secretário de Relações Exteriores, para negociar e buscar um acordo benéfico para os dois países.

López Obrador pede um aprofundamento no diálogo, em busca de alternativas para solucionar a fundo o problema imigratório. Ele alerta que os problemas sociais não se resolvem com impostos nem medidas coercitivas. López Obrador insiste que o México vem cumprindo com sua responsabilidade para evitar, na medida do possível e sem violar os direitos humanos, a passagem de imigrantes ilegais pelo país.

Além disso, garante estar combatendo a corrupção, a fim de que seu próprio país melhore e a imigração não seja uma necessidade, mas eventualmente uma alternativa. O líder mexicano lembra ainda sua proposta de cooperar para o desenvolvimento das nações da América Central, ponto de partida para muitos dos imigrantes ilegais que tentam chegar aos Estados Unidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.