ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2019

Mercosul está perto de acordo com União Europeia

O acordo entre Mercosul e União Europeia está próximo de uma reunião final entre ministros. Os ministros de ambas as partes devem estar prontos para se encontrar e tentar uma negociação final no fim de junho. Negociações sensíveis, como vinho (de interesse europeu) e carne bovina (que tem o interesse do Mercosul) devem ser deixadas para essa fase final. As negociações entre Mercosul e União Europeia ocorrem em nível técnico até que se chegue a um pré-entendimento sobre a maior parte dos itens. Nesse momento, o alto escalão é chamado para a mesa de negociação, na reunião conhecida como "end game".

Nesse caso, as conversas duram alguns dias e o acordo final pode ou não sair dessa reunião. O Mercosul está mais próximo de um acordo do que jamais esteve nos últimos 20 anos. Há uma preocupação de ambos os lados de que o acordo seja fechado antes das eleições na Europa e na Argentina. O receio é de que uma mudança de governo possa atrasar novamente as negociações. Um dos entraves da discussão, o pedido europeu para que as tarifas sobre o vinho que entra no Brasil caiam de 27% para zero em 15 anos, deve ser deixado para a reunião final.

Isso porque o Brasil entende que esse é um dos pontos de barganha importantes para que o Mercosul consiga avançar no acordo sobre carne bovina, que tem resistência na Europa. A redução das tarifas para o mercado de vinhos europeus desagrada os produtores do sul do Brasil. No entanto, a entrada de mais vinho competitivo no País deve ajudar também o mercado interno, à medida que tem potencial de aumentar o mercado consumidor brasileiro, que hoje é muito pequeno. A transição proposta pela União Europeia, de 15 anos para que a tarifa caia a zero, é mais que suficiente para que o setor trabalhe no aumento da competitividade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.