ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mai/2019

EUA minimiza as retaliações do governo da China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não está preocupado com a recente retaliação da China, que decidiu impor tarifas sobre US$ 60 bilhões em produtos norte-americanos. Segundo ele, o aumento de 10% para 25% nas tarifas sobre produtos chineses por parte do governo norte-americano no dia 10 de maio "amortece" o impacto da imposição chinesa. Segundo Donald Trump, a China tem tirado vantagem dos Estados Unidos por muitos anos, principalmente na gestão anterior.

O presidente norte-americano afirmou que tomou a decisão de aumentar as tarifas sobre produtos chineses após a China ter adotado "postura inaceitável" de querer renegociar pontos já acordados do pacto comercial entre os dois países. Trump ainda afirmou que a retaliação da China mira direto nos agricultores norte-americanos, mas que o governo pretende compensar as tarifas com US$ 15 bilhões de dólares.

Por fim, questionado sobre quando as negociações entre as duas maiores economias do planeta serão retomadas, o presidente norte-americano não deu resposta afirmativa, mas disse que pretende se encontrar com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladmir Putin, na próxima reunião do G-20, em Osaka, no Japão, no fim de junho. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.