ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Abr/2019

Frete: indexação ao preço do diesel será estudada

O ministro da Economia afirmou que estão em estudo várias alternativas para dar mais transparência à política de reajuste de combustíveis da Petrobras, entre elas indexar o preço do frete ao valor do diesel. Ele citou que essa é a política utilizada nos Estados Unidos. Várias alternativas estão sendo estudadas e esse episódio precipita a aceleração dos estudos. A Petrobras está recalculando quais seriam as melhores práticas. Um dos questionamentos feitos por Paulo Guedes foi por que a Petrobras não utiliza uma média móvel de um determinado período, em vez de reajustes a cada 15 dias.

O ministro da Infraestrutura havia comentado que a indexação era uma das alternativas, mas a assessoria da pasta afirmou que isso não estava sendo considerado no momento. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu maior previsibilidade para o aumento de preços de combustíveis, especialmente o do óleo diesel. Ela reconheceu, porém, que a Petrobrás é uma empresa independente e aumenta ou reduz os preços de acordo com as oscilações do petróleo no mercado externo. Mas acrescentou que isso é ruim para o produtor.

Segundo ela, o produtor rural está sendo penalizado com os aumentos de custos, o que reduz sua renda. A ministra reforçou, ainda, que o tabelamento do frete não é uma alternativa e defendeu uma solução por meio de dois caminhos: ou pela tabela que está sendo preparada com auxílio de especialistas da Esalq-USP ou por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à constitucionalidade ou não da tabela. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.