23/Jun/2026
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, entre os dias 16 e 18 de junho, do evento de encerramento do programa AL-INVEST Verde, realizado em Bruxelas, na Bélgica, onde apresentou políticas públicas voltadas à agropecuária sustentável e reforçou o compromisso do Brasil com agendas de cooperação internacional, comércio e inovação. O programa, financiado pela União Europeia com orçamento de € 47,5 milhões, reuniu iniciativas em 15 países da América Latina e do Caribe voltadas ao crescimento sustentável, fortalecimento institucional e promoção do comércio verde, consolidando-se como uma das principais plataformas de cooperação birregional.
Durante o evento, representantes do Mapa destacaram instrumentos da política agrícola brasileira como o Plano ABC+, o RenovaBio, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a plataforma Agro Brasil + Sustentável. Também foi ressaltado o potencial do acordo Mercosul-União Europeia para ampliar oportunidades em bioeconomia, bioinsumos e indicações geográficas. O Brasil também participou de debates sobre segurança alimentar global, inovação e sustentabilidade das cadeias agroalimentares, com destaque para a relevância da América Latina como região exportadora líquida de alimentos e detentora de ampla parcela dos recursos naturais e biodiversidade mundial.
Além das sessões principais, representantes brasileiros discutiram políticas de intensificação sustentável da pecuária, incluindo sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e mecanismos de rastreabilidade e transparência produtiva em diferentes Estados. O encontro também reforçou a cooperação entre Mapa, União Europeia e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com foco em agendas de sustentabilidade, segurança alimentar e desenvolvimento econômico no setor agroalimentar. Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.