ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jan/2026

Argentina: recorde na exportação agrícola em 2025

A Argentina registrou altos índices de cumprimento em suas cotas de exportação agroindustrial em 2025, estabelecendo novos recordes de vendas externas para produtos como açúcar, carne bovina e pêssegos. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, o país maximizou o uso dos volumes permitidos para mercados estratégicos, consolidando sua posição no comércio global e aproveitando as oportunidades de demanda.

Entre os principais destaques, a Argentina conseguiu preencher, pela primeira vez desde 2005, toda a cota de pêssegos em conserva permitida para o México, além de bater recorde nas vendas de açúcar para os Estados Unidos. No setor de carnes, o desempenho foi ainda mais forte: o país não só vendeu todo o volume de carne bovina e miúdos permitido para a Colômbia, como ainda usou a parte que sobrou das cotas de outros países do Mercosul, atingindo 120% do previsto.

As vendas de carne para o Reino Unido e para o mercado norte-americano também atingiram o limite máximo permitido. O ritmo continua forte também para a Europa. No ciclo atual da Cota Hilton (que envolve cortes de carne de alta qualidade para a União Europeia), a Argentina já preencheu 65% do total permitido apenas no primeiro semestre, o melhor resultado desde 2018, com preços girando em torno de US$ 17 mil por tonelada.

Outra surpresa foi a carne de ovelha e cabra: historicamente, o país usava menos de 5% dessa cota, mas em 2025 chegou a 11%, o melhor número em 21 anos. O governo argentino acredita que medidas adotadas nos últimos dois anos para facilitar o comércio ajudaram o agro nacional a não perder essas oportunidades de venda. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.