ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2026

China: plano de modernização agrícola até 2030

A China busca acelerar sua modernização agrícola nos próximos cinco anos por meio do estabelecimento de zonas de demonstração que impulsionem reformas aprofundadas e inovação tecnológica. De acordo com um plano de ação emitido recentemente pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, em conjunto com o Ministério das Finanças e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o país pretende estabelecer e qualificar até 500 dessas zonas até 2030, para aumentar a capacidade de produção, bem como a qualidade e a eficiência da produção agrícola.

O documento estipula que a prioridade dessas áreas recairá sobre seis categorias principais: a indústria de grãos, pecuária, indústrias especializadas com força competitiva, agricultura inteligente, agricultura urbana e agricultura de sequeiro. O estabelecimento desses polos é considerado um meio importante de acelerar a modernização e coordenar esforços para promover uma agricultura impulsionada pela tecnologia e ecologicamente correta, além do aprimoramento da qualidade e da construção de marcas no setor, conforme detalhado no planejamento governamental.

O plano determina que essas zonas assumam um papel de liderança nos esforços para salvaguardar a segurança alimentar nacional e garantir o fornecimento eficaz de produtos agrícolas importantes, desenvolvendo novas forças produtivas de qualidade e melhorando os sistemas industriais e operacionais. A expectativa é a formação de modelos de desenvolvimento replicáveis e escaláveis para impulsionar a modernização em todo o país. O anúncio segue a conferência central anual de trabalho rural realizada em Pequim no mês passado, que pediu avanços na revitalização rural e no desenvolvimento integrado urbano-rural com foco na modernização agrícola. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.