13/Jan/2026
O Itaú BBA anunciou concluiu a primeira liberação de recursos do 2º leilão do Programa Eco Invest Brasil, iniciativa do governo federal para recuperação produtiva de áreas degradadas, ao estruturar uma operação de R$ 100 milhões com a Adecoagro em Mato Grosso do Sul. A transação financiará a conversão de cerca de 4 mil hectares de pastagens degradadas em áreas agrícolas conduzidas sob práticas sustentáveis no bioma Mata Atlântica. Os recursos correspondem a aproximadamente 51% do investimento total previsto pela Adecoagro no projeto e serão destinados a etapas como preparo de solo, plantio, manejo sustentável e aquisição de insumos para o cultivo de cana-de-açúcar.
A iniciativa incorpora técnicas de agricultura regenerativa, uso de bioinsumos, controle biológico de pragas e tecnologias de monitoramento ambiental, com o objetivo de elevar a produtividade ao mesmo tempo em que reduz impactos ambientais. Além do financiamento, o projeto passou por um diagnóstico de solo para comprovar os níveis de degradação das áreas, que serão acompanhados ao longo dos anos. O monitoramento permitirá mensurar os efeitos da adoção de práticas sustentáveis e contribuirá para a produção de dados científicos sobre restauração produtiva no agro.
A primeira operação do 2º Leilão do Eco Invest representa um marco relevante para a consolidação do programa. Ao estruturar e viabilizar este financiamento, direcionamos recursos para uma iniciativa com impactos mensuráveis e alinhada às melhores práticas socioambientais. O projeto demonstra como mecanismos financeiros inovadores podem contribuir para a transformação sustentável do agronegócio brasileiro. Em 2025, o Eco Invest mobilizou mais de R$ 30 bilhões em investimentos totais para a restauração produtiva de cerca de 1,4 milhão de hectares.
Na avaliação do Tesouro Nacional, a nova operação inaugura um ciclo de investimentos com foco em recuperação de terras degradadas, segurança alimentar e inserção competitiva do Brasil no mercado internacional. Essa é a primeira operação do 2º Leilão e reforça o papel do sistema financeiro como parceiro estratégico na ampliação dos investimentos em recuperação de terras degradadas voltadas ao agronegócio. A combinação entre produtividade e sustentabilidade cria as condições para destravar investimentos em escala. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.